Sana Arte

Telefone

51 3028-7667

E-mail

sanaarte@sanaarte.com.br

WhatsApp

51 99654-2097

Home - Sana Arte

Acessibilidade Cultural

Acessibilidade Cultural

Veja aqui  ACESSO ao LEITOR DE TELA GRATUITO - PARA DEFICIENTES VISUAIS 

Acessibilidade cultural está relacionada às condições dadas a pessoas com deficiências (físicas e/ou mentais) de terem acesso aos bens culturais para que possam usufruí-los e se desenvolverem como seres humanos através dos sentidos, condições mentais e capacidade cognitiva que possuam.

A acessibilidade aos bens culturais nos tornar mais humanizados e felizes.

Um direito de todos.

 

Abaixo, conheça a história da criação do programa LEITOR PARA PESSOAS CEGAS que auxilia na sua leitura.

____________________________________________________________________________________________________________________

O NVDA, em meados de 2006, foi criado pelo jovem australiano Michael Curran. Ele então cursava o segundo ano de bacharelado em Ciência da Computação, mas muito tempo antes ele já percebera as distorções e mazelas que cerceavam o acesso das pessoas cegas no campo tecnológico.

Sendo ele cego, foi obrigado a comprar um leitor de tela comercial para uso pessoal, profissional e estudantil. Apesar desse leitor proporcionar acesso relativamente ótimo aos computadores que Michael usava, mas não resolvia o problema de outras pessoas com dediciência visual.

Ele percebeu que, além do custo financeiro desses produtos ser inacessível a elas, havia outros problemas políticos, sociais e éticos. Não era justo que as pessoas cegas tivessem que providenciar sozinhas os meios necessários e arcar por si só com os custos das soluções assistivas.

Em razão de tudo isso, Michael resolveu abandonar a faculdade de Ciência da Computação e dedicar-se a um projeto capaz de solucionar esses e outros problemas de quem necessitasse trabalhar em sistemas Windows, que são dominantes entre os sistemas proprietários atuais. Para atingir esse objetivo, ele passou a desenvolver um leitor de telas para Windows, estabelecendo alguns princípios básicos a serem seguidos:

  • O leitor devia ser gratuito;
  • O leitor devia ser licenciado de modo a que qualquer pessoa capaz do mundo pudesse contribuir com sua melhoria e aperfeiçoamento;
  • O leitor devia sempre permanecer aberto a novas ideias, sugestões e experimentos provindos de todas as partes do mundo;
  • O leitor devia, na medida do possível, seguir um "design" de fácil entendimento para programadores iniciantes, sem deixar de oferecer uma arquitetura poderosa e flexível ao máximo.

Michael chamou esse leitor de "Non Visual Desktop Access" ou NVDA, e escolheu como licença a largamente reconhecida e consagrada GPL (sigla em Inglês para "LICENÇA PÚBLICA GERAL GNU"), de autoria da Fundação para o Software Livre e adotada pelos sistemas GNU/Linux e outros. Como linguagem de programação ele escolheu a Python, uma linguagem de fácil aprendizado e ao mesmo tempo riquíssima em recursos, usada inclusive internacionalmente por muitos professores universitários para introduzir estudantes de ciência da Computação ao universo da programação de computadores.

PARA INSTALAÇÃO

São poucos os passos: 

  1. Acessem esta página: www.nvda-project.org/snapshots. Aí se encontra a versão mais recente do programa. 
  2. Acesse o primeiro link da página que se chama "installer", para baixar um instalador automático do NVDA. 
  3. Salve o arquivo em uma pasta qualquer, vá até ela, execute o arquivo, responda a qualquer pergunta se realmente deseja executá-lo e a instalação começará.

Ou DOWNLOAD AQUI BAIXAKI.COM.BR

Comentários

Este é o acesso a sua Biblioteca Virtual O Cuidador.

Acesse com seu login e senha as revistas que adquiriu.

Newslleter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades.

O que procura?

Digite no campo abaixo algum termo para iniciar a pesquisa.